Nossa história

Apreciadores da boa culinária mundial sempre foi parte da nossa história!!

Entre uma conversa e outra com amigos Argentinos soubemos que as Empanadas Tucumanas recebiam o título das “Melhores Empanadas do mundo”.

Logo veio a pergunta: Por que não trazermos para cá essas iguarias?

Em 2015, fomos até San Miguel de Tucumán, Província ao norte da Argentina, degustar essas maravilhas e fazer um curso de Comidas Regionais do Norte Argentino com o grande Chef Benjamin Roda.

Chegamos ao Brasil com uma vontade ainda maior de começarmos um pequeno negócio de empanadas. E junto “trouxemos na bagagem”, para trabalhar conosco, uma amiga argentina que conhecia, com receitas da vovó, a arte de fazer empanadas.

Assim em 2015, iniciamos nossas atividades de forma bem artesanal e caseira. Nosso Chef Pedro dedicou-se a encontrar os melhores ingredientes para que nossas Empanadas fossem autênticas. E assim começamos as “Empanadas Raíces Tucumanas”.

No começo produzíamos somente empanadas congeladas e oferecíamos para os amigos. Muitos nos pediam para termos um espaço para que as empanadas pudessem ser degustadas quentinhas.

Atendendo a pedidos, em agosto desse mesmo ano inauguramos nossa casa em um local simples e agradável no Bairro do Jardim das Indústrias em São José dos Campos. Passamos a servir e entregar empanadas quentes, saídas do forno. Começamos a nos tornar conhecidos não só entre nossos amigos e no nosso bairro, mas também em outras regiões da cidade.

Um ano depois, nosso espaço já estava pequeno para receber nossos amigos e clientes. Era hora de ampliarmos nosso local. Assim, em setembro de 2016 inauguramos um novo local maior e ainda mais agradável.

Nossa paixão pelas Empanadas nos levou a fazer outros cursos de aprimorando da culinária Argentina, e também a mantermos a consultoria do chef Benjamin Roda, que nos visitou por um mês em 2016.

Hoje temos várias parcerias (clubes do vinho, clubes da cerveja, restaurante em São Francisco Xavier, entre outros) que oferecem nossas empanadas em seus cardápios.

Sempre com qualidade e matéria prima selecionada as Empanadas são acompanhadas pelo famoso molho argentino Chimichurri, harmonizando com vinhos argentinos, cervejas Premium, sucos e bebidas quentes

Venha nos visitar e conhecer um pouco da história dessa região da Argentina e comer as autenticas empanadas tucumanas.

 

História da empanada

Poucas coisas são tão tipicamente argentina como os assado (churrasco) e AS EMPANADAS.

A história destas têm de rastrear vários séculos, na antiga Pérsia (atual Irã). A Ocupação prolongada dos mouros em terras espanholas tornou as empanadas populares, e os colonos e conquistadores trouxeram para a América depois. Desde 1492, este alimento requintado atravessou o mar para chegar a solo americano.

Encontradas em todo o continente, em diferentes países da América Latina, as empanadas têm diferentes variantes, são mais ou menos suculentas, mais ou menos picantes, cozidas em forno comum ou barro, cozidas ou fritas, com repulgue no topo ou na lateral, com ovo, pimentão, cominho, azeitonas, uvas passas, etc.

Empanadas na Argentina

Foi na Argentina que a empanada teve sua personalidade própria. Na terra dos Pampas é onde realmente a empanada tornou-se um símbolo totalmente regional. Cada província tem sua própria receita e como prepará-las. Em uma mesma região a receita pode mudar significativamente de um restaurante para outro, de uma família para outra, de um chef para outro. Cada um ajusta os ingredientes básicos que compõem o recheio tradicional a seu gosto.

Mas há um senso comum que as melhores são as que seguem as receitas do norte da Argentina.

Empanadas Tucumanas (província ao norte do país)

Entre os degustadores de empanadas de toda Argentina é reconhecida a do norte como a mais saborosa e destaca, em particular, a da Província de Tucumán.

Todos os anos há na Argentina a Festa Nacional da Empanada na cidade de Famaillá onde acontece um concurso das melhores empanadas do mundo, e a de Tucumán vem sendo premiada há anos como as melhores pelo seu jeito peculiar de feitura, principalmente nas variedades de carne ou frango.

As Empanadas Tucumanas são muito suculenta. A carne e o frango são cortados em pedaços de aproximadamente 3 mm, nunca se usa carne moída ou desfiada. A carne é cortada no “cuchillo” (faca).

Além de carne ou frango, leva: ovos picados, cebola, cebolinha, páprica e cominho.

A massa é feita a base de farinha especial e gordura animal e deve ser bem fina.

Há duas maneiras de comer as autênticas Empanadas Tucumanas, a primeira é visitar

Tucumán e saborear as mesmas. A segunda é visitar nossa Casa de Empanadas Raíces Tucumanas.

Cardápio